O atacante inimigo recebe na ponta da grande área, sozinho, avança com velocidade em direção à meta. O lateral, em função defensiva, percebe a intenção do adversário em chutar a redonda. Foi instintivo, não proposital; o jogador bate firme enquanto o outro investe em um ‘carrinho’ para cortar a jogada. A bola só precisava sair pela linha de fundo. Ainda deitado no gramado o jogador que instantes antes desviou o traçado da branquela abaixava a cabeça completamente arrependido. Foi gol do time adversário, contra (para quem quiser assim). A bola bateu nos pés do defensor e entrou. O único tento da peleja, pior ainda, a primeira derrota do time no campeonato – a terceira em todo o ano.
Guilherme Arana é, incontestável, o melhor jogador do Corinthians na temporada. E na tarde deste sábado (19) foi dele a responsabilidade pelo gol que levou o time à primeira derrota no Brasileirão. O lance começou com Neilton, em jogada de contra-ataque após erro de passe cometido por Fagner. O jogador baiano achou Tréllez, sozinho, invadindo a grande área pela lateral direita. O atacante chutou de longe e a bola tocou nas pernas do jogador corintiano, tirando a defesa do goleiro Cássio e dando o gol ao Vitória aos 11 do primeiro tempo.
Em suma, viu-se um jogo bastante pegado, com os dois times atacando. Jogando em casa, o Corinthians teve a maior posse de bola, 72%. Também foi quem mais finalizou: 16 vezes contra apenas cinco do time baiano. Foram oito chances reais de gol dos paulistas. Ao mesmo tempo, o time cometeu muitas falhas de marcação e erros de passes, fundamentais para a derrota. Foram 66 passes errados dos corintianos no jogo.
O Vitória, por sua vez, entrou em campo sabendo que precisava vencer, ao menos, empatar para continuar na briga para se manter na primeira divisão do nacional. Jogando fora de casa, os baianos apostaram no contra-ataque, reforçaram a defesa para impedir a criação dos paulistas, e a estratégia foi coroada com o resultado positivo.
Claro que não podiam faltar os lances polêmicos. Teve para os dois times. O Vitória reclamou de um impedimento marcado após o gol de Kanu. Na imagem é possível ver, claramente, que o lance era legal. Já o Corinthians reclamou de dois pênaltis não marcados pela arbitragem, em Jô e em Pedro Henrique.
Com o resultado, o Vitória foi a 22 pontos, mas ainda fica na zona de rebaixamento, na 18° colocação. O Corinthians continua na liderança, isolado, com 47 pontos e um jogo a menos. Na próxima rodada, os baianos enfrentam o Coritiba, fora de casa, na segunda-feira (28). Já os paulistas recebem o Atlético-GO, no sábado (26). Antes, na quarta-feira (23), o time enfrenta a Chapecoense, em Chapecó (SC), em partida válida pela 20º rodada, adiada por conta dos compromissos internacionais do time catarinense.