A primeira rodada do segundo turno do Campeonato Brasileiro foi perfeita para um único time: o Corinthians. A propósito, o Timão não jogou. O duelo contra a Chapecoense foi adiado devido aos compromissos do clube catarinense na Europa e Japão, onde disputou nessa terça-feira (15) a Copa Suruga. Com 47 pontos e um jogo a menos, os corintianos assistiram de casa seus principais adversários na luta pelo título perderem pontos preciosos. Em outras palavras, o Corinthians venceu sem precisar ir à campo.
O Grêmio, segundo colocado com 39 pontos, perdeu para o Botafogo por 1 a 0. Era a oportunidade que os gaúchos tinham para se aproximar dos paulistas, mas ignoraram a competição nacional para focar na Copa do Brasil e na Copa Libertadores da América.
Não diferente foi o Santos, que mesmo jogando em casa não conseguiu sair do 0 a 0 contra o Fluminense. Em terceiro lugar com 36 pontos, o Peixe poderia igualar com o Grêmio e se aproximar do rival Corinthians, mas também tem optado pela sequência na Libertadores e deixando o Brasileirão de lado.
Em quarto lugar, com 33 pontos, o Palmeiras é outro que também não soube aproveitar a oportunidade. O Verdão empatou dentro de casa contra o Vasco, 1 a 1, após sair na frente no marcador. Semana negativa para o clube, que no meio dela foi eliminado da Libertadores de forma vexatória.
O Flamengo foi quem mais deu bobeira nessa rodada. Os cariocas perderam mais uma, a terceira seguida, e praticamente se afastou da briga pelo título do campeonato. Caiu para 7º, ficando atrás de Sport, em 5º, e Atlético Paranaense, em 6º, todos com 29 pontos. São esses que vão brigar por uma vaga na Libertadores de 2018.
Nessa também entram o Botafogo, em 8º com 28 pontos, Cruzeiro, em 9º com 27 pontos, Fluminense, em 10º com 29 pontos, e Atlético Mineiro, em 11º com 26 pontos.
Zona de Rebaixamento
Na outra parte da tabela estão os times que irão brigar para se manter na primeira divisão nacional. O Atlético-GO, recém-campeão da Série B, tem travado uma luta drástica para sair da lanterninha. Acima está o Vitória, com 19 pontos, dois a menos que o Avaí, em 18º. Na ponta da zona, Chapecoense, que tem um jogo a menos e soma a mesma pontuação que o São Paulo, em 16º, 22 pontos.
Um pouco mais afastados, porém, nem um pouco distantes estão Bahia, em 15º com 23 pontos, Ponte Preta, em 14º com 24 pontos, Vasco, em 13º com 25 pontos, e o Coritiba, em 12º também com 25 pontos.