Star Wars Galaxies, The Matrix Online e Dragon Ball Online são alguns dos MMORPGs famosos que foram cancelados após algum tempo. Os games foram lançados com grande expectativa e renderam algum sucesso, mas logo perderam boa parte do público e tiveram servidores fechados. Relembre a história de cada um:
Star Wars Galaxies
Star Wars Galaxies foi lançado em 2003, época em que a empolgação com a nova trilogia de filmes Star Wars ainda estava em alta. E, com isso, os fãs ávidos por saber mais do universo da série. O jogo permitia explorar todo o universo de Guerra nas Estrelas e construir seu personagem neste mundo da forma exata que era precisa.
Star Wars Galaxies (Foto: Divulgação)
Os motivos podem ser muitos, mas uma coisa é certa: Star Wars Galaxies não era amigável. Criar um Jedi, por exemplo, era uma tarefa bem difícil, e o sabre de luz só era entregue para quem realizava diversas e cansativas missões, após muitas horas de jogo. Além disso, com o lançamento do mais recente Star Wars The Old Republic, o desenvolvimento de Galaxies foi interrompido e seus servidores fechados.
Final Fantasy 14 Online
Final Fantasy 14 Online é um caso curioso. O jogo foi lançado após pouca espera dos fãs, mas decepcionou um pouco no quesito qualidade. O game foi disponibilizado com muitos bugs e problemas que impediam que o jogador evoluísse corretamente. Com isso, a Square Enix resolveu encerrar seu desenvolvimento e lançar outro título no lugar.
O primeiro Final Fantasy 14 (Foto: Divulgação)
Por conta disso, foi lançado o Final Fantasy 14 A Realm Reborn: a segunda tentativa da empresa em oferecer um jogo de qualidade. Infelizmente, o primeiro não rendeu muito e, por isso, foi encerrado menos de um ano após seu lançamento.
The Matrix Online
The Matrix Online chegou em 2005 na esteira de sucesso dos filmes da saga, mostrando o mundo de Matrix após o final de Matrix Revolutions. No game, os jogadores são personagens que queriam continuar plugados na grande rede, realizando missões para combater as máquinas remanescentes.
The Matrix Online (Foto: Divulgação)
É verdade que The Matrix Online era um bom jogo e a premissa era divertida. Além disso, os gráficos, para a época, eram superiores a qualquer outro MMO. Porém, com o fim da trilogia, pouco material sobre Matrix foi lançado ao longo dos anos, e isso acabou diminuindo seu público. The Matrix Online ainda era pago e exigia uma mensalidade para jogar. Assim, seu desenvolvimento e servidores foram encerrados em 2009, com uma grande festa de despedida.
Dragon Ball Online
Dragon Ball Online foi uma coprodução entre Japão e Coreia, que foi lançado em 2010, apenas no oriente. Como o nome revela, o game é inspirado no desenho de mesmo nome e tinha muito potencial, mas nunca chegou aos fãs ocidentais. No controle de poderosos guerreiros, entre as principais raças do mundo de Dragon Ball – Saiyajin, humano, Namek, entre outras -, era possível entrar em batalhas épicas e destruir cenários.
Dragon Ball Online (Foto: Divulgação)
O desenvolvimento, porém, não foi dos melhores, e os servidores foram fechados em 2013, após uma série de atualizações. Apesar de ter sido lançado gratuitamente, Dragon Ball Online nunca saiu da fase de testes beta. Talvez, por isso, tenha sido cancelado, já que não alcançou a popularidade necessária para crescer e nunca foi lançado no ocidente.
World of Darkness talvez seja o exemplo mais triste desta lista: o game sequer foi lançado. Ele era baseado no mundo de Vampiro A Máscara e outros RPGs de mesa da linha Storyteller – hoje também conhecida como Mundo das Trevas. O game promissor foi cancelado por conta de problemas financeiros na desenvolvedora.
World of Darkness (Foto: Divulgação)
O jogo, porém, prometia ser bem produzido. Nele, seria possível controlar vampiros, lobisomens, múmias modernas, magos e outros personagens característicos do atual RPG do Mundo das Trevas. A ambientação prometia ser bem fiel, e o modelo de desenvolvimento de história seria totalmente baseado em narrativa. O cancelamento ocorreu em 2014, mas a produção foi iniciada ainda em 2011.
Fonte: Techtudo