Moradores do Jardim Cerejeira sofrem com incêndios diários em terreno
Por André Farinha Publicado 15 de julho de 2017 às 15:00
Fumaça toma conta da rua e invade a casa dos moradores próximos (Foto: WhatsApp)

Uma situação desagradável está perturbando os moradores do bairro Jardim Cerejeira, em Campo Grande. Segundo o relato, já denunciado à Polícia Civil e ao Corpo de Bombeiros, desde o início de Julho pessoas vêm ateando fogo em um grande terreno nas proximidades do Córrego Segredo, mais precisamente na rua Manoel José Lopes. A fumaça tem causado incômodo às famílias, principalmente devido ao tempo seco do Inverno e aos problemas respiratórios em crianças e idosos.

Os moradores, quê preferem não se identificarem, suspeitam que trabalhadores de uma horta localizada nos fundos do terreno citado sejam os responsáveis por provocarem o fogo. Conforme contam, todos os dias, principalmente no período vespertino, alguém põe fogo na vegetação. Como não chove há dias na Capital, o mato está bem seco e as chamas facilmente se espalham por toda a área. A fumaça toma conta da rua e invade as casas, obrigando os moradores a saírem devido aos problemas respiratórios.

Os delatores disseram que nesta última semana foi necessário acionar o Corpo de Bombeiros para controlar o fogo; as chamas se alastraram pelo capim seco, ameaçando a fiação elétrica. Os moradores dizem que sempre chamam os militares para apagar o fogo, no entanto, não é sempre que comparecem ao chamado. A situação também já foi denunciada à Polícia Civil, no entanto, nenhuma autoridade compareceu ao local até o momento.

Focos de calor

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que, nos primeiros treze dias de julho, houve aumento de 71% nos focos de calor em relação ao mesmo período do ano passado. Do primeiro dia do mês até a quinta-feira (13) foram registrados 358 focos de calor em todo o Estado de Mato Grosso do Sul.

O monitoramento considera somente os dados registrados pelo satélite Aqua – referência em incêndios florestais. Na contagem, são considerados todos os pontos com temperatura acima de 47º Celsius. As informações auxiliam o Corpo de Bombeiros em ações preventivas caso os focos de calor se transformam em incêndios florestais.