O chamado “sprint” no Campeonato Estadual de Futebol na categoria Sub-19 está dos mais emocionantes e matematicamente tem, uma série de alternativas que varia até a possibilidade de ter o campeão e o outro representante do Estado na Copa São Paulo de Juniores, conhecidos através dos critérios técnicos, de acordo com o regulamento. No entanto, em todas as alternativas encontradas a equipe do UniãoABC, é a única que está eliminada e descartada das combinações possíveis existentes.
A rodada do fim de semana será de vital importância para a concretização das possibilidades existentes ou bem como definir os prováveis representantes do Estado no cenário nacional.
De acordo com o levantamento realizado, na última rodada, a competição poderá ter duas equipes com 16 pontos (Corumbaense e Comercial) e com isso, o campeão ser conhecido através dos critérios técnicos.
Também não está descartada a possibilidade de três equipes terminarem na primeira colocação com 13 pontos e o departamento técnico recorrer aos critérios técnicos para definir os dois times representantes do Estado na competição.
Também não está descartada de a competição ter três equipes na liderança e cada um com 12 pontos ganhos e nesse caso, mais uma vez as definições para a indicação do campeão e vice seria através dos critérios técnicos.
MATEMÁTICA
A equipe do URSO, de Mundo Novo, lidera no momento a referida competição, com 11 pontos ganhos e fará o último jogo, sábado, às 17hs, no estádio Arthur Marinho podendo chegar ao máximo aos 14 pontos e, dependendo do resultado do jogo da dupla “Comerário” festejar ou não o título e uma das vagas apor antecipação.
Para conquistar o titulo de campeão estadual neste sábado (15), o time do URSO terá que vencer o Corumbaense, chegando aos 14 pontos, torcer por um empate no clássico Campo-grandense, pois nesse caso, poderá ser alcançado apenas pelo Comercial, também com 14 pontos, desde que vença o UniãoABC e pelo regulamento, a equipe do interior leva vantagem,pois no confronto direto contra o Comercial, pelo fato de ter vencido por 1 x 0 o jogo do turno.
CORUMBAENSE – O time a Cidade Branca tem hoje 10 pontos e restam ainda mais dois jogos, sendo um contra o mesmo URSO e o outro, contra o Operário, em Campo Grande (23). A equipe alvinegra da Cidade Branca poderá chegar aos 16 pontos. Basta vencer as duas partidas. No entanto, poderá ainda chegar aos 13 – vencendo um dos dois jogos que ainda faltam e perdendo o outro – ou poderá chegar aos 12 pontos, empatando as duas partidas que ainda restam. Perdendo um e empatando o outro, chegará aos 11 pontos.
COMERCIAL – Mesma conta é aplicada aos comandados do técnico Vina, que hoje tem dez pontos, restando ainda mais dois jogos e poderá chegar aos 16 pontos. Mas o time também está “enquadrado” na possibilidade de terminar a competição com 12 ou com 13 pontos. Perdendo um e empatando o outro, chegará aos 11 pontos.
Vencendo os dois jogos que ainda restam, o colorado chegará aos 16 pontos, mas caso perca um dos dois jogos (Operário e União) e vença o outro, chegará aos 13 pontos e caso empate os dois jogos chegará aos 12 pontos. Mas também poderá amargar os atuais dez pontos já conquistados, sendo derrotado nos jogos restantes.
OPERÁRIO – A equipe dirigida pelo técnico Mauro Marino, ganhou “sobrevida” com a vitória conquistada diante do UniãoABC e com isso, saiu da incômoda posição de lanterna, quando tinha apenas quatro pontos e agora chegou aos sete e com mais dois jogos pela frente, poderá chegar aos 13 pontos. Para tanto, basta vencer o Comercial neste sábado (15) e o Corumbaense na última rodada. Perdendo os dois jogos, ficará com os sete pontos já conquistados. Das duas partidas que ainda faltam, caso vença uma e perca a outra, ficará com dez pontos e empatando as duas, ficará com nove pontos. Vencendo um e empatando o outro, ficará também com 11 pontos.
UNIÃOABC – Com apenas sete pontos e mais um jogo a cumprir, contra o Comercial, poderá chegar ao máximo aos dez pontos. Nada mais que isso. Como consolo, poderá ter ao seu lado o time do Operário, em caso de vencer um jogo (chegará aos dez) ou sem nenhum dos dois vencerem, terminarem a competição com os mesmos sete pontos e nesse caso será “acionado” os quesitos do regulamento par saber quem terminou na última colocação.