No ‘mundo do curtir e compartilhar’ dos dias de hoje, ser vítima de uma tentativa de golpe é algo muito mais comum do que se parece. Coisas que aparentam ser simples, como promoção de um produto ou mesmo a oferta de emprego, podem terminar de forma bem complicada para as vítimas. Uma dessas trapaças que está em circulação nas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas promete a doação de uma cafeteira da marca Nespresso, mas na verdade o ato tem a finalidade única de roubar informações pessoais.
Nesta sexta-feira (07), a fan page da marca Nespresso na rede social Facebook divulgou uma nota esclarecendo que a promoção, intitulada ‘Teste e ganhe uma máquina Nespresso’, é falsa. “A Nespresso Brasil esclarece que não está realizando nenhuma ação promocional via WhatsApp e está adotando as providências necessárias para evitar que o seu nome seja utilizado de forma indevida por terceiros”, diz a nota.
No golpe, o link compartilhado redireciona o usuário para uma página que o obriga a convidar 10 amigos do WhatsApp para que a suposta promoção seja validada. Depois disso, a página pede dados da vítima para um cadastro. No site ‘Reclame AQUI’, consumidores reclamaram da mensagem para a Nespresso, acreditando que se tratava de uma propaganda enganosa.
Falso emprego no Carrefour
Recentemente, nesta mesma linha, uma falsa vaga de emprego foi compartilhada através do WhatsApp. A mensagem anunciava um processo seletivo na rede de supermercados Carrefour, com salários de até R$1.852 para candidatos sem experiência. A armadilha leva o usuário a responder três perguntas: “Você conhece ou frequenta o Carrefour da sua cidade?”, “Você tem carteira de trabalho e realmente está interessado nessa vaga?” e “É maior de 18 anos?”.
Ao clicar no link, a pessoa é levada a se cadastrar em serviços de SMS que efetuam cobranças indevidas ou é induzida a baixar aplicativos falsos. Esses programas apresentam riscos, pois podem infectar o aparelho e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou até mesmo prejuízo financeiro.
A vítima também é encaminhada para uma página onde pede que compartilhe a oportunidade com 15 amigos, via WhatsApp, para que possam “preencher o mais rápido possível as vagas”. A empresa Carrefour informou que a vaga ofertada é falsa. A marca também reforçou que somente divulga suas vagas de trabalho por meio dos portais Vagas, Catho e no LinkedIn.
A orientação de especialistas é para que os usuários de redes sociais fiquem atentos a qualquer tipo de promoção exagerada recebida online e desconfiem de links recebidos por mensagens. Além disso, não custa nada procurar as páginas oficiais das empresas para se certificar de que a oportunidade é real.
(Com informações do site Reclame Aqui)