Aconteceu na manhã desta sexta-feira (30), na Câmara Municipal de Campo Grande, o Simpósio ‘Inovação em Saúde – A Fiocruz em Mato Grosso do Sul’. O evento contou com a participação de autoridades políticas e representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que falaram sobre a importância da instituição, as linhas de atuação no Estado e também sobre a consolidação da marca.
A abertura do evento foi marcada pela assinatura do Termo referente à Lei nº 5.810/17 do Executivo Municipal, aprovada na Câmara de vereadores e sancionada pelo prefeito, que autoriza o Poder Executivo Municipal a desapropriar área de domínio público e doar à Fiocruz para a implantação de unidade técnica e científica da Fundação. O terreno esta localizado no bairro Parati.
A presidente da Fiocruz, Dr. Nísia Trindade, agradeceu pelo Termo de doação. “É um ato importante não só para Fiocruz de Mato Grosso do Sul, mas para toda a Fiocruz. Queremos continuar esse caminho e parceria. Neste momento, estamos discutindo o fortalecimento da atuação da Fundação e quero dizer a importância hoje para Fiocruz de fazer esse movimento, da presença em todo território, trazendo a riqueza das biodiversidades nas repartições de pesquisas e também preenchendo as lacunas existentes na área da saúde”, disse.
Presente no evento, o prefeito Marquinhos Trad (PSD), lembrou que, quando assumiu o cargo, encontrou dificuldades, mas que achou o apoio necessário na Câmara Municipal. “Quando assumimos a gestão nos deparamos com algumas dificuldades e encontrei na Casa de Leis o apoio necessário para colocar em prática o plano de governo que gostaríamos. A saúde pública é uma das nossas prioridades”, discursou.
O prefeito também disse que o pedido de doação do terreno para a Fundação estava parado há quatro anos. “O pedido da Fiocruz da doação de um terreno ficou paralisado durante quatro anos e, quando recebi os representantes da Fiocruz, de imediato, procurei a Câmara que em menos de dez dias conseguiu solucionar todos os impasses para a concretização da doação”, completou.
Nesta sexta-feira, a Fiocruz completou nove anos de atividade em Campo Grande. Durante o evento, a Fundação prestou homenagem ao Dr. Rivaldo, com a entrega de uma placa em agradecimento pela dedicação, amizade e competência à Fundação. O Simpósio contou ainda com palestras da Dr. Nisia Trindade, do vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz (VPPIS), Dr. Marco Aurelio Krieger, do diretor da Fiocruz do Ceará, Dr. Carlile, e da diretora da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Dra. Jislaine Guilhermino.