A unidade de Ponta Porã do frigorífico JBS, do grupo J & F, concedeu férias coletivas por 30 dias aos seus trabalhadores. O motivo está relacionado à queda nas vendas dos produtos da companhia. Segundo blogs nacionais, existe nas redes sociais um grande movimento de boicote às mercadorias da JBS devido às acusações envolvendo os proprietários da empresa, os irmãos Joesley e Weslley Batista. O site Valor Econômico informou nesta terça-feira (06) que as unidades reduziram em 65% o número de abates.
O fechamento temporário do frigorifico em Mato Grosso do Sul pode estar relacionado a isso. No entanto, a empresa nega os fatos e sustenta, através de uma nota oficial, que as férias coletivas já estava no planejamento prévio para ajustes operacionais na planta e garante que as atividades serão retomadas normalmente após esse período. As férias começaram na segunda-feira (05).
Ainda segundo as informações, o frigorifico de Ponta Porã é voltado para o abate, processamento e industrialização de carne bovina. Recentemente, a unidade foi multada em R$ 100 mil pela Polícia Militar Ambiental devido a um vazamento de amônia que feriu 27 funcionários.