Em Tacuru, Carreta da Justiça somou 75 ações ajuizadas
Por André Farinha Publicado 5 de junho de 2017 às 11:07
Nos cinco dias de atendimento foram 356 pessoas atendidas e 75 ações ajuizadas.

Em Tacuru, a Carreta da Justiça do Tribunal de Mato Grosso do Sul (TJMS) encerrou as atividades somando 75 ações ajuizadas. Entre a segunda (29) e a sexta-feira (02) foram 356 pessoas atendidas na unidade itinerante. Para os organizadores, os números foram bastante expressivos e mostraram que a população estava ansiosa pela presença da Justiça.

A exemplo de outras comarcas, o reconhecimento de união estável e sua conversão em casamento foram os serviços mais procurados, em um total de 63. Houve ainda sete reconhecimentos de paternidade, porém ninguém buscou a unidade móvel para ações de alimentos, guarda ou visitas.

O número de atendimentos, consultas, informações e orientações surpreendeu: foram 80, além de 23 atendimentos da Defensoria Pública. Não foi necessária a coleta de exame para DNA, mas cinco casais esperavam a unidade móvel da justiça para obter o divórcio.

A Carreta da Justiça faz uma pausa de alguns dias para preparar os processos e serem atendidos nas próximas viagens. Até o início de 2018,serão atendidas as comarcas de Alcinópolis, Douradina, Figueirão, Japorã, Jaraguari, Jateí, Juti, Ladário, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Santa Rita do Rio Pardo, Selvíria e Vicentina.

De acordo com o calendário, em junho Japorã e Laguna Carapã receberão atendimento. A primeira, de 19 a 23, e a segunda entre os dias 26 e 30. Vicentina receberá a equipe da carreta de 10 a 14 de julho; Jateí, de 17 a 21 de julho, e Novo Horizonte do Sul, de 31 de julho a 4 de agosto.

Quatro cidades serão contempladas nos meses de agosto e setembro: Juti (de 21 a 25 de agosto), Douradina (de 28 de agosto a 1º de setembro), Santa Rita do Pardo (de 11 a 15 de setembro) e Selvíria (de 18 a 22 de setembro). Nos três últimos meses do ano será a vez de Paraíso das Águas (de 2 a 6 de outubro), Jaraguari (de 6 a 10 de novembro), Figueirão (de 20 a 24 de novembro) e Alcinópolis (de 27 de novembro a 1º de dezembro).

Ladário será a primeira a receber a Carreta da Justiça em 2018 – de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. Importante lembrar que a carreta tem a estrutura de um pequeno fórum, com gabinete para o juiz, salas para Defensoria Pública e Ministério Público, recepção, espaço para advogado, além de copa e banheiros.

A unidade móvel tem jurisdição em todo o Estado e competência para apreciar e julgar todas as ações de natureza cível, criminal e juizados especiais distribuídas durante suas jornadas, assim como atuar em mutirões processuais, além de processos do Tribunal do Júri.

O presidente do Tribunal de Justiça, Des. Divoncir Schreiner Maran, desde o início não mediu esforços para alcançar o maior número possível de comarcas no menor tempo, fazendo da celeridade uma constante.