O Dia dos Namorados, uma das principais datas do comércio, deve movimentar em torno de R$ 160 milhões em Mato Grosso do Sul. A informação foi apontada pela Federação do Comércio (Fecomércio/MS), por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPF), que produziu uma pesquisa mostrando a expectativa dos consumidores para o feriado do dia 12 de Junho.
De acordo com os números apresentados, os consumidores pretendem gastar até R$ 146,08 com a compra de presentes, 44% dos entrevistados afirmaram ter a pretensão de ir às compras. Quanto as celebrações da data, os consumidores responderam que pretendem gastar até R$ 94,06 com passeios, jantares e outros. A parte de entretenimento relacionada ao Dia dos Namorados deve movimentar até R$ 61,08 milhões no Estado.
Na comparação com os números da pesquisa realizada pela entidade no ano passado, é possível constatar crescimento no valor da compra dos presentes, no entanto, há uma queda no percentual de consumidores que pretendem(iam) ir às compras. Em 2016, 50% dos entrevistados apontaram que iriam às compras, deste total, o valor médio gasto com os presentes foi de R$ 127,02.
Apenas se tratando dos gastos com presentes, o Dia dos Namorados deve proporcionar R$ 98,49 milhões ao comércio do Estado este ano, o que representa 28% maior que o registrado em 2016, quando a pesquisa estimou uma movimentação de R$ 79,78 milhões.
Outros dados
Entre os entrevistados, o maior gasto relacionado ao entretenimento para celebrar a data será com o passeio (R$ 96,74). Os restaurantes ficaram em segundo lugar, com gasto médio de R$ 93,36. Os motéis ou hotéis, que sempre se destacam nos Namorados, foram apenas o terceiro colocado, com R$ 82,33,seguido da alimentação em casa (R$ 74,05) e bebidas (R$ 43,12).
A forma de pagamento também foi pesquisada, 66% dos consumidores vão pagar as contas em dinheiro e 72% afirmam que farão as compras durante a semana do dia 12 de junho. “Importante ressaltar que 77% farão pesquisa de preço e 40% dizem que vão levar em consideração a qualidade, o diferencial e o design do produto, além do preço (31%)”, informou o presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo.
Para o estudo, a Fecomércio entrevistou 2.148 pessoas em 13 municípios do Estado, de 11 a 23 de maio. As margens de erro variam de 5% a 8%, de acordo com os pesquisadores.