Fundesporte define cidades sedes para os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul
Por André Farinha Publicado 1 de junho de 2017 às 18:32
AS emoções estão de volta e quatro municípios terão jogos dos JEMS (foto: Arquivo)

Após a visita técnica realizada no período de 11 a 27 de abril, do corrente ano, ocasião em que os técnicos da Fundesporte vistoriam as dependências físicas das cidades de Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste a Gerência Geral de Desenvolvimento de Atividades Esportivas (Gedel) da fundação confirmou as cidades sedes que sediarão as atividades esportivas válidas pelos Jogos Escolares Estaduais.

De acordo com a Gedel, os municípios escolhidos foram: Coxim, Dourados, Jardim e Paranaíba, que sediarão as modalidades de basquete, vôlei, handebol e futsal.

Durante o período  de avaliação, os técnicos da Gedel avaliou as estruturas oferecidas pelos municípios postulantes à vaga de cidade sede dos eventos e na avaliação, a rede  hoteleira foi a primeira a ser avaliada, além das propostas de contrapartida e apoio dos municípios.

CALENDÁRIO 

De acordo com o calendário para a realização dos jogos das modalidades, Paranaíba será a primeira a receber os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS). Naquela cidade serão disputadas as modalidades de basquete e vôlei, no período de 22 a 28 de junho.

A segunda cidade escolhida como sede, que receberá os atletas será Dourados, onde serão realizados os jogos válidos pelas modalidades de futsal e handebol, no período de 7 a 14 de julho.

No período de 1º a 6 de agosto, será a vez de Jardim, que receberá atletas que disputarão as modalidades de basquete e vôlei  e Coxim terá os jogos válidos pela modalidade de futsal, no período de 30 de agosto a 6 de setembro.

Ao falar a respeito das definições, o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Miranda externou os agradecimentos aos prefeitos dos municípios citados e demonstrou satisfação pelo interesse demonstrado por todos que firmaram parcerias.

“Ficamos muito satisfeitos com o interesse dos municípios em serem nossos parceiros nos escolares. Temos certeza de que todas as edições serão sucesso, muito por causa do empenho da sede. Estamos repetindo parcerias vitoriosas e estreando um local com total condição de sediar a competição”, disse Marcelo Miranda.

PARTICIPANTES

Participam dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (JEMS) equipes escolares municipais formadas por alunos-atletas – da mesma escola, da rede pública ou particular – nas faixa etária dos 12 aos 14 anos. Para ficar com a vaga e participar da competição estadual, a escola precisa vencer a seletiva do município.

Os ganhadores das edições estaduais conquistam o direito de representar Mato Grosso do Sul na etapa nacional da categoria: os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), marcados para Curitiba (PR) – etapa 12 a 14 anos e Brasília (DF) – etapa 15 a 17 anos.