Justiça restaurativa escolar divulga resultado de cultura de paz entre alunas
Por Redação Publicado 27 de maio de 2017 às 10:00
A Justiça Restaurativa Escolar é um novo modelo de justiça que busca soluções pacíficas no âmbito escolar e a restauração dos valores morais
Está marcado para segunda-feira (29), às 13h30, a divulgação dos resultados da promoção da cultura de paz do projeto Justiça Restaurativa Escolar desenvolvido pela Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ) do TJMS. O evento será realizado na Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade, localizada na Av. Orlando Daros, 143, no Bairro Maria Aparecida Pedrossian. 
O caso ilustrativo para o evento será o trabalho realizado com duas adolescentes que brigaram em fevereiro deste ano, cujas cenas foram gravadas e divulgadas amplamente na mídia local. As jovens passaram pelo atendimento da equipe da Justiça Restaurativa Escolar e na segunda-feira mostrarão para turmas do 7º e 8º ano da escola o resultado do processo de resiliência que hoje permite que ambas mantenham uma relação cordial.
O intuito é que o reencontro seja gravado pelos alunos e compartilhado nas redes sociais a exemplo do que ocorreu no início do ano, mas, desta vez, as cenas não serão mais de violência e sim de uma realidade de paz.
A Justiça Restaurativa Escolar é um novo modelo de justiça que busca soluções pacíficas no âmbito escolar e a restauração dos valores morais, a dignidade das pessoas, mas também a igualdade social, com a prevenção de conflitos pelo diálogo e desenvolvimento do consenso entre os membros da comunidade, escola, vítima, ofensores e todos os envolvidos.