A Chapecoense está desclassificada da Copa Libertadores da América. O time brasileiro foi punido pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) por escalar, de forma errada, o zagueiro Luiz Otávio na partida contra o Lanús, ocorrida no último dia 17. A decisão foi confirmada na tarde desta terça-feira (23). A defesa do clube catarinense já afirmou que irá recorrer.
Conforme consta, a Chapecoense, que ganhou aquela partida por 2 a 1, inclusive, com o gol da vitória assinalado por Luiz Otávio, teve o resultado anulado e a vitória concedida ao time argentino. O novo resultado agora é de 3 a 0 para o Lanús. Com isso, o time catarinense caiu para a última colocação no Grupo 7, com quatro pontos conquistados. Restando apenas um jogo para terminar a fase de grupos, os catarinenses já não têm chances de classificação.
Nessa terça-feira (23), a Chape volta a campo pela Libertadores contra o Zulia, da Venezuela, pela última rodada da primeira fase. Se vencer, os brasileiros conseguirão terminar na terceira posição e, de quebra, ganharão o direito de participar da Copa Sul-Americana.
O Grupo 7 tem o Lanús em primeiro lugar, com 10 pontos, seguido do Nacional, do Uruguai, com nove. Os dois times estão matematicamente classificados para a próxima fase. O terceiro colocado é o Zulia, os venezuelanos ainda podem conseguir roubar a vaga dos uruguaios, mas para isso precisam vencer o jogo, torcer pela derrota deles e ainda tirar uma diferença de oito gols.
O caso
A Conmebol informou que Luiz Otávio não poderia jogar por ter sido julgado e condenado a três jogos de suspensão pela expulsão diante do Nacional do Uruguai, no dia 27 de Abril. A Chapecoense contestou, garantiu não ter sido informada e bancou a escalação do zagueiro. O Lanús acompanhou tudo de perto e prometeu brigar por seus direitos, como bem o fez.
A decisão pela punição partiu do Comitê Disciplinar da Conmebol. A entidade convocou a Chapecoense no início da tarde para apresentar sua defesa de forma oral. Uma videoconferência foi realizada com a presença de advogados do clube e o paraguaio Eduardo Gross. Menos de uma hora depois, a sentença foi anunciada.