Fluminense vence o Atlético MG pela 1º vez no Estádio Independência
Por André Farinha Publicado 21 de maio de 2017 às 19:13
A vitória por 2 a 1, além de coroar uma boa atuação, manteve o time de Abel Braga com 100% de aproveitamento (Foto: Globoesporte/Reprodução)

Jogando fora de casa, o Fluminense derrotou o Atlético Mineiro por 2 a 1 e chegou aos seis pontos no Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Henrique Dourado e Richarlison para o Tricolor Carioca e Gabriel para o Galo Mineiro. Com a derrota, os atleticanos somam apenas um ponto no nacional.

Apesar de ser um clássico antigo do futebol brasileiro, esta foi a primeira vitória do Fluminense contra o Atlético Mineiro no Estádio Independência na história do Brasileirão. A derrota também quebra a sequência de invencibilidade do Galo no seu estádio, foram 11 vitórias consecutivas.

Em suma, o Flusão foi bem mais eficiente no ataque: marcou dois gols em dois minutos, no primeiro tempo. O tricolor também conseguiu segurar a pressão do Atlético-MG em quase todo o confronto, inclusive com um jogador a menos desde os 34 do segundo tempo.

No outro lado do campo, o Atlético-MG foi quem teve mais volume de jogo. Com mais posse de bola (56% a 44%), o Galo buscou o gol, especialmente pela esquerda, nas investidas de Otero e Fábio Santos – aparentou não sentiu falta de Robinho, machucado. Foram muitos gols perdidos pelo time.

O primeiro gol saiu aos 34 do primeiro tempo, após Marcos Rocha cometer pênalti em Richarlison. Henrique Dourado converteu. No lance seguinte, Dourado cruzou, Marcos Rocha falhou na marcação e Richarlison ampliou de cabeça. Ainda na primeira etapa, Gabriel descontou para os visitantes.

O Atlético-MG, sem conseguir pressionar, alterou a forma de jogar no segundo tempo: Rafael Moura entrou e passou a receber cruzamentos. Em um deles, escorou a Maicosuel, que perdeu gol feito dentro da área. No total, o Galo teve 18 finalizações e oito chances de gol – contra 14 e 5 do Flu.

O Fluminense jogou boa parte do segundo tempo com um homem a menos, não por conta de expulsão, mas devido a Sornoza, que torceu o tornozelo esquerdo e precisou deixar, quando o treinador Abel já tinha feito às três trocas.

O Atlético-MG volta a campo na quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Couto Pereira, diante do Paraná, o primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil. O Flu, no sábado, às 19h, encara o Vasco, em São Januário, pela terceira rodada do Brasileiro. O Galo, domingo, às 11h, no Independência, recebe a Ponte Preta.