Com pouco mais de seis anos de fundação, a equipe do NOVO – antes Novoperário, mas os dirigentes fazem questão que chamem o clube apenas de “NOVO”, decidirá pela primeira vez um Campeonato Estadual de futebol, contra o Corumbaense e de acordo com o regulamento, o primeiro jogo deverá ser no Morenão e o segundo no Arthur Marinho, pelo fato de o time da Cidade Branca, ter feito melhor campanha, na primeira fase.
O time chegou á condição de finalista, jogando contra uma das mais equilibradas equipes do futebol estadual o Sete de Dourados, de quem venceu o primeiro jogo por 1 x 0 e nesse domingo (23), deu provas do “nervo de aço” e segurou o empate sem gol, no Douradão.
Como era de se esperar, o time do Sete, pelo fato de precisar da vitória, por qualquer placar, para chegar à decisão, teve o falso domínio territorial e com isso, ficou mais tempo com a bola, mas mesmo assim criou poucas chances de gols.
Por sua vez, bem fechado no sistema defensivo, com um esquema 4-4-2, o NOVO explorou com muito perigos os contra-ataques e além disso, os seus jogadores inteligentemente, quando tinham a posse de bola, souberam gastar o tempo.
COPA DO BRASIL
O empate dessa tarde, contra o Sete, no Douradão, não deu ao time, apenas a vaga para decidir o título da temporada do estadual de futebol. A equipe ganhou também, em campo, a vaga para ser uma das representantes – ao lado do mesmo Corumbaense – na Copa do Brasil e também no Campeonato Brasileiro da Série D.
Para chegar à condição de finalistas do estadual, a equipe do NOVO, tem muito ainda a ver com o trabalho realizado pelo técnico Mauro Marino, que, insatisfeito com algumas atitudes dos dirigentes, decidiu deixar o clube, ainda nas primeira rodadas da competição.
Para o seu lugar, a diretoria contratou o então desconhecido treinador Bazílio Amaral que, tão logo assumiu o comando da equipe, soube com o seu jeito mineiro, ganhar a todos e o que foi melnhor para a torcida, deu a confiança necessária a todos quanto o real potencial do elenco que na sua maioria, tem jogadores da Capital e do Estado.