Missão da Arábia Saudita encerra inspeção a estabelecimento de aves e bovinos
Por Ariel Moreira Publicado 14 de abril de 2017 às 08:25

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, se reuniu com a delegação da Arábia Saudita, em São Paulo, para falar sobre as ações de inspeção às carnes brasileiras. Segundo ele, as missões feitas ao país neste momento por importadores são bem vindas e a impressão demonstrada no encontro “foi muito positiva”.

O ministro comentou que três equipes da Arábia Saudita visitaram estabelecimentos de bovinos e de aves no Rio Grande do Sul, São Paulo, Rondônia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. A vinda já estava prevista para este ano, mas foi antecipada, depois que foi deflagrada a Operação Carne Fraca. “Agora, os técnicos vão passar as informações para os órgãos de controle deles. Mas, de maneira geral, a impressão foi muito boa”, informou.

Balanço

Em balanço sobre as ações adotadas até agora pelo Mapa desde o início da Operação da PF, Maggi reforçou que a força-tarefa do ministério está checando todo o sistema de produção e lembrou que as irregularidades apontadas no inquérito policial não se referiam à qualidade, mas sobre comportamentos.

“Agora, estamos agindo em relação às condições de conformidade dos produtos, checando sistemas, e onde há problemas,  interditamos totalmente ou determinada linha de produção”, explicou. A orientação, de acordo com o ministro, “é não passar a mão na cabeça de ninguém” e que “responda quem tem que responder”. Acrescentou ainda que a inspeção especial do Mapa está sendo ampliada a todos os estados.

Fonte: Portal Brasil