Durante a última reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) foi aprovada a captação de recursos para projetos por meio da Lei Rouanet. Mais de R$ 17 milhões poderão ser captados na área de museus.
Nove projetos voltados à restauração, revitalização e ampliação de museus, além da realização de exposições e produção de publicações foram aprovados pela comissão.
No encontro, também foram aprovados 450 projetos nas áreas de Música, Artes Cênicas, Humanidades, Artes Visuais, Audiovisual e Patrimônio Cultural, somando um valor total de mais de R$ 284 milhões.
A previsão é de que os primeiros projetos apresentados, sob as novas regras do incentivo fiscal da Lei Rouanet, sejam analisados na reunião da CNIC de maio.
Para receber as novas propostas, o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic) foi reaberto, atualizado conforme nova Instrução Normativa, na última segunda-feira (10).
Comissão
A Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) é um colegiado de assessoramento formado por representantes dos setores artísticos, culturais e empresariais, em paridade da sociedade civil e do poder público.
Os membros da sociedade civil são oriundos das cinco regiões brasileiras, representando as áreas das artes cênicas, do audiovisual, da música, das artes visuais, do patrimônio cultural, de humanidades e do empresariado nacional.
A escolha destes integrantes é feita a partir de indicações de entidades representativas e habilitadas por meio de edital público, a cada dois anos.