Lewis Hamilton mostrou força no Q3 para largar na frente no GP da China. Depois de ser superado por Sebastian Vettel nas outras duas tomadas de tempo, o inglês conseguiu o tempo mais rápido e largará na frente na prova deste domingo (9), O alemão da Ferrari sairá logo atrás, com um tempo 0s186 mais lento: 1min31s678 e 1min31s864.
O brasileiro Felipe Massa largará na sexta colocação. O piloto da Williams terminou a sessão classificatória com a marca de 1min33s507.
Os treinos livres da China sofreram com o mau tempo em Xangai. Na sexta-feira (7), as duas atividades foram prejudicadas por causa da chuva e da neblina. Por causa disso, a organização chegou a cogitar mudar o dia da prova, mas desistiram.
Horas após o final do treino classificatório, a direção de prova decidiu punir os pilotos Romain Grosjean (Haas) e Jolyon Palmer (Renault) com a perda de cinco posições, por não diminuírem a velocidade sob bandeira amarela.
O GP da China tem largada marcada para as 2h (MS), deste domingo.
Na segunda parte do treino, enquanto Sebastian Vettel e Lewis Hamilton travavam uma briga apertada na frente, sendo separados por apenas 15 milésimos, Fernando Alonso tinha problemas com a bateria de seu motor Honda e, mesmo assim, conseguia ficar em 11º após as primeiras tentativas, que mostravam um cenário claro: Ferrari e Mercedes batalhando na frente, Red Bull e Williams em uma segunda briga atrás, e a Toro Rosso e Force India brigando pelas pelas últimas posições no top 10.
Com Giovinazzi já fora devido ao acidente, restavam quatro vagas entre os que seriam eliminados na segunda parte do treino: Carlos Sainz, da Toro Rosso, Kevin Magnussen, da Haas, Fernando Alonso, da McLaren, e Marcus Ericsson, da Sauber.
Os pilotos foram para a pista assim que o Q3 foi liberado. E Lewis Hamilton, logo de cara, anotou o tempo mais rápido do fim de semana: 1min31s902. Dominante nas outras duas sessões, Sebastian Vettel iniciou o Q3 a 0s184 do piloto da Mercedes.
Na última tentativa de todos, Hamilton foi para a pista antes de Vettel. Ao cruzar a linha de chegada, o inglês conseguiu um tempo mais rápido do que o seu anterior: 1min31s678. Na sequência, Vettel cruzou a linha, mas com uma marca que não foi suficiente para a pole (1min31s864) e teve que se contentar com a segunda colocação no grid de largada.