Segunda edição do campeonato interno de xadrez será realizada amanhã no Estabelecimento Penal Feminino Calos Alberto Jonas Giordanos, em Corumbá.
Organizado pelo direção do presídio em parceria com o Clube de Xadrez Pantanal, Poder Judiciário e Conselho da Comunidade, campeonato terá participação de 18 reeducanda.
Iniciativa faz parte de projeto iniciado na unidade prisional há um ano, que ensina técnicas do jogo às detentas.
Segundo a diretora do estabelecimento penal, Anelize Lázaro de Lima, a prática do xadrez tem sido muito positiva junto às reeducandas.
“É um esporte que estimula o pensamento e o raciocínio lógico, ativa a concentração, aguça a memória, trabalha a paciência e interfere em questões pessoais, como a autoestima e confiança, e isso reflete diretamente na disciplina das internas”, disse.
Para o juiz das execuções, idealizador do projeto, André Luiz Monteiro, “o jogo ensina a colocar as coisas no seu devido lugar e pode ser uma ferramenta para melhorar o caráter do indivíduo”.
Campeonato será disputado no sistema todas contra todas com ida e volta, totalizando 34 rodadas com duração de 6 meses.
As três primeiras colocadas estão pré-qualificadas para disputar o Campeonato Estadual Feminino, que ocorrerá em novembro, em cidade a ser definida pela Federação de Xadres de Mato Grosso do Sul (Fesmax).
Fonte: Correio do Estado/Glaucea Vaccari