Ônibus sem condições de segurança foi apreendido pela PRF. Prefeitura de Anastácio disse que irá adequar todos os veículos.
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu nesta segunda-feira (6) um ônibus de transporte escolar superlotado, com documentação vencida, pneus carecas e equipamentos de segurança inoperantes na BR-262, em Anastácio, a 128 quilômetros de Campo Grande.
Proprietária do veículo, a prefeitura de Anastácio disse, por meio da assessoria de imprensa, que, ao assumir a administração, em janeiro de 2017, encontrou os 12 ônibus que fazem o transporte escolar sucateados e que está adequando os veículos. A administração afirmou que já adquiriu pneus novos para todos os ônibus e que agendou o aferimento dos tacógrafos para quarta (8) e quinta-feira (9). Ela disse ainda que o transporte escolar continuará sendo feito normalmente na terça-feira (7).
Com capacidade para 29 passageiros, o veículo pertencente à prefeitura de Anastácio estava com 38. Crianças e algumas mães de alunos faziam a viagem de até 30 quilômetros em pé.
Foram várias irregularidades encontradas, segundo a PRF: licenciamento vencido desde 2014, extintor de incêndio sem pressão, certificado de cronotacógrafo vencido e pneus lisos, fora dos padrões de segurança, além de ausência do certificado liberado pelo Detran para veículos escolares.
O ônibus foi autuado em todas as infrações e recolhido ao pátio até regularização. Outro veículo foi solicitado para o transporte dos alunos.
O motorista, de 42 anos, foi submetido ao teste de bafômetro, mas o resultado foi que ele não estava alcoolizado.
Fonte: G1 MS.