Curso incentiva produção de banana no Sul de Minas
Por Redação Publicado 6 de abril de 2016 às 14:37

Doze agricultores familiares da região de Candeias foram capacitados no curso de Cultivo de Banana do Senar Minas, em um treinamento oferecido em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Candeias

Com duração de 40 horas / aula e ministrado pela instrutora Christianne Corrêa Brandão, o curso ensinou aos participantes desde a escolha do local para plantio, realização da análise de solo, condições climáticas, até as exigências da cultura da banana. “A plantação da banana não é tradicional na região de Candeias, então o curso veio como uma alternativa de renda para os pequenos produtores, pois eles têm a opção de vender a fruta nas feiras e no comércio local”, diz Christianne.

Segundo a instrutora, a banana pode ser plantada em larga escala ou em pequenas quantidades. Outro detalhe é saber escolher a variedade ideal para determinada região e sua finalidade, pois há variedades para consumo, para produção de doce e também para fritar. Para uma plantação saudável, a escolha das mudas faz a diferença. Christiane conta que a turma aprendeu a identificar quais são as melhores mudas e tratá-las antes e durante o plantio, o espaçamento correto e depois os tratos culturais. Após a implantação da cultura no campo, o produtor precisa fazer também o controle de pragas e doenças e usar soluções para manter o bananal produtivo.

O curso também mostra como deve ser a colheita da fruta, alternativas de mercado e opções de demanda da cultura. “Os agricultores ficaram muito entusiasmados e interessados, foi uma turma boa que me surpreendeu”, conta a instrutora. A banana é rica em nutrientes e o Brasil é um dos maiores produtores da fruta no mundo. A demanda, de acordo com a instrutora, é boa, e as pequenas propriedades rurais tem essa alternativa para atender a procura.

O aluno Lucas Ângelo de Sena Silva diz que o curso foi muito interessante: “Aprendemos muito sobre como cuidar do bananal, o manejo correto, a hora certa de cortar o umbigo e as técnicas para cortar as raízes da muda sem ferir as folhas”. Para o agricultor, foi tudo muito útil: “Tomo conta de um sítio e vou conversar com o proprietário para aumentar o bananal”, planeja.

Fonte: Portal do Agronegócios