Antes de se tornar presidenciável, Trump lançou vários livros, incluindo “Como ficar rico”, com lições para quem quer prosperar na vida
Donald Trump, o polêmico pré-candidato republicano à Casa Branca, costuma se gabar de seu faro para os negócios. E não é de hoje: ele é o “autor” de vários livros em que “ensina” como alguém pode fazer dinheiro – em outras palavras, caso de “Como ficar rico”, lançado em 2004. Na publicação, Trump dá dicas de negócios e de atitudes que alguém precisa adotar para entrar para o clube dos bem de vida.
“Você pergunta a um padeiro como fazer pães. Você pergunta a um bilionário como ganhar dinheiro,” diz Trump na introdução do livro. Ele cita as três regras mais importantes do mundo dos negócios: “Fale às pessoas sobre o seu sucesso ou elas provavelmente nunca ouvirão falar de você”, “Seja breve, rápido e direto” e “Comece a trabalhar quando você ainda é novo”.
A seguir, confira algumas “lições” de Donald Trump para se tornar um empreendedor de sucesso:
Seja um general
Generais motivam seus soldados, independentemente da patente. Aprenda a ajustar seus métodos às personalidades das pessoas que te cercam.
Mantenha o foco
Nos momentos bons, trabalhe como se estivesse no começo da empresa ou de sua carreira, quando as coisas não eram tão simples. Não se deixe levar pela tranquilidade passageira.
Aproveite seu momento
Não importa quanto sucesso você tenha obtido ou quão bem você acredita conhecer os seus negócios, mantenha-se vigilante sobre as evoluções no seu campo de trabalho. Não acredite que é possível parar de trabalhar por muitos anos e voltar com a mesma capacidade. Aproveite enquanto você estiver no auge para dar o melhor de si.
Arrume uma ótima assistente
Sempre tenha pessoas de confiança ao seu redor, mas procure, especialmente, uma assistente de qualidade. Essa pessoa poderá facilitar demais a sua vida.
Lembre-se que a empresa é SUA
Trate a sua empresa como um organismo vivo e cuide de sua saúde. Lembre-se que tudo o que acontece ali envolve você. Livre-se de “células cancerígenas” e permita o desenvolvimento de células benéficas.
Não hesite, nunca
Hesitação demonstra insegurança e falta de confiança em você mesmo e naquilo que você está fazendo.
Faça duas perguntas a você mesmo
“Tem alguém capaz de fazer isso melhor do que eu?” Responder essa questão é se conhecer melhor e entender sua concorrência. E a segunda: “O que eu estou fingindo não ver?” Todos podemos ser envolvidos por um momento de euforia, mas mantenha os pés no chão e preste atenção a todos os detalhes.
Blá-blá-blá tem limite
Você pode enganar as pessoas por algum tempo a fim de esconder suas fraquezas, mas em algum momento isso irá pesar contra você.
Toda contratação é uma aposta
Algumas pessoas são fantásticas em entrevistas de emprego, mas apenas em entrevistas. Não existe uma fórmula exata para boas contratações. Não avalie as pessoas apenas por experiência e/ou credenciais. Busque profissionais com senso de responsabilidade, comprometimento com a empresa. Pessoas que não se contentem em fazer o mínimo aceitável. Encontre gente que se orgulha do que faz e que possua ambição profissional.
Ideias são bem vindas, mas certifique-se de que é a ideia certa
Seja diligente e mantenha a porta aberta para que seus funcionários possam sugerir ideias. A decisão final é sua, tenha certeza das ideias que vão seguir adiante.
Foco no talento ao invés do cargo
Você pode se surpreender com o material humano disponível na empresa. Não subestime as pessoas, pois elas são multifacetadas. Permita que elas trabalhem em áreas e posições em que possam render mais.
Administre as pessoas e não as tarefas
Pessoas têm maneiras diferentes de alcançar grandes resultados. Entenda como cada um atua melhor.
Deixa a porta sempre aberta
Todos precisamos estar atentos ao que acontece fora de nossa zona de conforto. Estamos ligados às pessoas de diversas maneiras: Socialmente, comercialmente e politicamente. Procure ouvir e conhecer tudo e todos que estão dentro ou fora do seu campo de atuação.
Tenha pensamentos grandes e viva em alto nível
As oportunidades estão sempre por aí. Se pensar pequeno, você poderá perdê-las. Se for para pensar, pense grande. Se for para viver, viva em alto nível.
Fonte: Época Negócios