Qual foi a sua promessa para 2016?
Sempre quando o ano começa traçamos vários planos.
Qual foi a sua promessa para 2016? Entrar na academia, emagrecer, parar de fumar, ser menos consumista, viajar mais… Sempre quando o ano começa traçamos vários planos. Entretanto, quando o ano vai chegando ao fim você percebe que não cumpriu nem metade da lista.
O Bem Estar desta segunda-feira (4), o primeiro dia útil do ano, mostrou como traçar estratégias para tornar as promessas possíveis. Participaram do programa o consultor e psiquiatra Daniel Barros e o endocrinologista Simão da Silva Bastos Neto.
Estabelecer pequenas metas pode ser mais eficiente do que promessas a longo prazo. Ao invés de emagrecer 20 quilos, pense em emagrecer 2 quilos, pra começar. Não faça dietas malucas. Já pensou em se alimentar melhor? Pequenos planos trazem resultados gratificantes!
Evite também metas genéricas. Nada de ‘vou fazer exercício em 2016’. Tente diferente: ‘vou dançar segunda e quarta na academia do bairro, terça e quinta vou pra musculação’. Defina a atividade, em qual dia, onde. Ajuda muito.
Alguns estudos indicam que só 20% das pessoas conseguem manter as suas promessas por mais de um ou dois anos. Por trás de toda resolução há ao menos um desejo: de modificação. O truque é analisar e manipular esse desejo.
Outra dica: compartilhe sua meta com seus amigos, familiares. Contar a sua meta traz o apoio externo e também contribui com uma dose de constrangimento se você não focar e alcançar. Essa medida serve para quem quer parar de fumar, por exemplo.
E não esqueça: depois de alcançar a meta é hora de manter. Cultive os bons hábitos. Assim tudo fica mais fácil!
Fonte: Bem Estar G1