Após Morte de Sócio, Expansão internacional da Pretorian fica "Em Stand by"
Por Redação Publicado 28 de julho de 2015 às 12:02

CHRISTIAN AUDIGIER, QUE GANHOU FAMA AO CRIAR AS GRIFES ED HARDY E VON DUTCH, IRIA AJUDAR A LEVAR A MARCA BRASILEIRA A OUTROS PAÍSES

A morte do estilista francês Christian Audigier, no último dia 9, deixou em “stand by” a expansão internacional da marca Pretorian, uma das principais fabricantes nacionais de material esportivo. No ano passado, NEGÓCIOS mostrou que uma parceria entre Audigier e o brasileiro Ruy Drever, fundador da empresa, iria levar as roupas e acessórios da Pretorian para outros mercados – principalmente os EUA, onde uma loja da marca foi aberta em novembro.

Audigier se tornou conhecido após criar as grifes Ed Hardy e Von Dutch, que foram usadas por celebridades como Paris Hilton, Brad Pitt e Madonna. Depois de vender essas marcas e passar cerca de quatro anos sem se envolver em projetos de moda, ele se associou a Drever. A ideia era transformar a Pretorian em “uma nova Ed Hardy”: fazer com que celebridades usassem as peças em aparições públicas, para torná-la um sucesso de vendas.

“O Audigier era o cara que iria liderar todo o processo, porque tinha um enorme conhecimento de moda e varejo nos EUA”, diz Drever. O estilista chegou a desenhar uma coleção para a Pretorian, no final do ano, que foi distribuída em redes varejistas médias dos EUA. Em maio, porém, exames mostraram uma evolução do câncer de medula e os planos tiveram de ser mudados.

“Os médicos disseram que, ainda que ele sobrevisse, não poderia trabalhar ao longo deste ano, para fazer o tratamento”, conta Drever. Nesse momento, segundo o brasileiro, Audigier escolheu sair da sociedade. “Ele disse que preferiria me deixar livre para buscar outros parceiros”, afirma.

Agora, Drever negocia com três possíveis novos investidores, para viabilizar a expansão da Pretorian. O projeto passa a ter outra cara. “Não vamos mais buscar o apelo ‘moda’, que era o domínio do Audigier. Vamos usar o apelo ‘esporte’, que é o DNA da marca”, afirma o brasileiro. Dois desses interessados seriam family offices (fundos que gerem ativos de famílias ricas), sendo um americano e um europeu. O terceiro, segundo Drever, é um investidor que participou do lançamento da marca Under Armour.

“No momento, os planos estão em ‘stand by'”, diz Drever. “Mas continuamos com a intenção de transformar a Pretorian numa marca global”. A loja americana, que ficou cinco meses aberta em Los Angeles, fechou em março. Ainda não tem data para reabrir.

Além da sociedade, Audigier tinha outras ligações com o Brasil. Foi casado com a modelo brasileira Ira Barbieri, com que teve quatro filhos. Desde 2011, namorava outra brasileira, a top Nathelie Sorensen. O estilista costumava dizer que adorava o país. No testamento, pediu que as cinzas dele sejam jogadas do Morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, numa festa com a presença da bateria da escola de samba Grande Rio.

Fonte: Época Negócios