Sem destaques nacionais, artistas regionais ganham espaço em Festival de Bonito
Por Redação Publicado 7 de julho de 2015 às 13:14

O “drible” na crise orçamentária do Estado resultou em muita criatividade para realização do 16º Festival de Inverno de Bonito (FIB). Com apenas três destaques nacionais, o evento irá proporcionar o merecido espaço para mais de 135 talentos de Mato Grosso do Sul. Entre as inovações, uma grande homenagem à cantora Delinha e diversas atividades voltadas às crianças. A “nova cara” do FIB foi anunciada na manhã desta terça-feira (7), na governadoria.

As apresentações musicais começam com Almir Sater, Renato Teixeira e Sérgio Reis. Seguem na Praça da Liberdade, com o moderno maranhense Zeca Baleiro, o som misturado do paulistano Curumin e sertanejo da dupla sul-mato-grossense Patrícia e Adriana. A banda Chá Noise, Chalana de Prata e o maior representante da música paraguaia Victor Hugo de La Sierra também marcam presença.

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja, o momento é de ter criatividade. “Bonito por si só já é um atrativo, mas quando se tem dinheiro para gastar, ninguém usa a criatividade. Teremos um Festival mais enxuto, mas com a mesma qualidade”, disse.

A programação reúne em quatro dias de evento 180 artistas, sendo 45 de outros estados brasileiros. São músicos, escritores, artistas plásticos, artesãos, atores, dançarinos, pensadores e profissionais de diversas áreas que irão se dividir em aproximadamente 50 atrações artísticas, entre shows, peças, concertos, performances, seminários e debates.

HOMENAGENS
Prestes a completar 79 anos e com mais de cinco décadas de carreira, a cantora Delinha se apresenta com sua banda no primeiro dia do festival. Considerada, a matriarca da cultura de MS, Delinha disse que não sabe se aguentará a homenagem. “Será que o coração vai aguentar?”, questionou a cantora.
Os bonitenses também serão protagonistas do evento e outra homenageada do festival será a atriz Janaína Menezes, falecida em 2010.

Com 15 anos de carreira, o cantor Kalú lança seu DVD no dia 1º. Nascido em Campo Grande, mora na cidade referência em turismo há cinco anos e já se considera bonitense. ” O meu DVD também foi gravado em Bonito. A expectativa é grande e será uma grande oportunidade”, disse.

PRIMEIRA VEZ
Pela primeira vez, as irmãs Patrícia e Adriana também levarão suas canções apaixonadas ao festival. Com 17 anos de carreira, as cantoras ressaltam que participar é a realização de um sonho. “Era meu sonho, todas as edições que eu fui, eu sempre sonhei em cantar no palco do Festival. No repertório, vai ter muita música de Patrícia e Adriana, e claro, homenagear muitas nomes da música sertaneja. Vamos fazer nosso melhor”, disse Patrícia.

O público infantil ganhou uma atenção especial no FIB. Diferente dos outros anos, os baixinhos terão atividades de literatura, artes plásticas, além de assistir o “Cinemagia 3D”, um local aconchegante em que as crianças irão acompanhar o curta ‘S.O.S Planeta Terra’, que enfoca os efeitos da influência que o homem exerce sobre o meio ambiente.

Para fechar com chave de ouro a programação, o festival proporciona ao público o contato com o espetáculo cênico musical “Crianceiras”. Concebido pelo músico Márcio De Camillo a partir da obra poética de Manoel de Barros, o musical circula pelo País desde 2012 e contabiliza mais de 100 apresentações, sendo visto por aproximadamente 120 mil pessoas.

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS
30 de Julho
19h00m
Abertura oficial – Hino Nacional/Lenilde Ramos (MS)

20h00m
Delinha (MS)

21h00m
Almir Sater (MS), Renato Teixeira (SP) e Sérgio Reis (SP)

1º de agosto
20h00m
Patrícia e Adriana (MS)

21h00m
Chalana de Prata (MS)

22h00m
Canto Guarani (MS)

2 de agosto
19h00m
Kalu e Banda (MS)

20h00m
Chá Noise (MS)

21h00m
Curumin (SP)

22h30m
Zeca Baleiro (MA)

3 de agosto
17h00m
Orquestra Prelúdio (MS) – Maestro Eduardo Martinelli

19h00m
Crianceiras (MS)

patriciaeadriana

kalu

Fonte: Correio do Estado/Danielle Valentim