Para manter a tradição da Festa do Divino Espírito Santo, de Coxim (MS), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) fez doação de R$ 3 mil durante passagem da bandeira pela Governadoria, na tarde desta quarta-feira (10).
“É necessário cultivar a manifestação religiosa cultural”, declarou Azambuja.
O líder da Catedral São José em Coxim, padre Micael Carlos Andrejzwski completou que a Festa do Divino, que ocorre há 120 anos no município, “é uma manifestação viva, que traduz valores históricos, religiosos e culturais”.
Neste ano, a cerimônia será realizada no dia 17 de julho. “Mas três meses antes da programação religiosa, a bandeira é levada pelas casas e órgãos públicos para levar alento, conforto, proteção e bênçãos de Deus por onde passa”, explicou.
Conforme a tradição, depois de oferecer o donativo, os fiéis beijam a bandeira e fazem um pedido ao Espírito Santo, ao mesmo tempo em que passam por baixo do símbolo religioso. O dinheiro arrecado é revertido para a festa.
O prefeito de Coxim, Aluízio São José, também acompanhou o evento na Governadoria e afirmou ser importante pedir pelas bênçãos divinas, especialmente no “momento de crise que estamos enfrentando no país”.
Fonte: Correio do Estado/Maressa Mendonça