A bagagem dos paratletas sul-mato-grossenses que foram a Uberlândia (MG) disputar a etapa regional Centro-Leste de Atletismo e Natação, no fim de semana, voltou recheada de medalhas. Pelo menos 47 competidores do estado subiram ao pódio, e vários deles conquistaram índices para disputar a etapa nacional do circuito paralímpico.
A Associação Driblando as Diferenças (ADD-MS) foi a equipe que levou mais atletas, e também trouxe mais medalhas: 39 ao todo, sendo 18 ouros, 14 pratas e sete bronzes. No atletismo, destaque para Jean Adriano, que atingiu o índice nacional nas provas de 800m e 1500m, além de Mauro Pena Júnior e Jhonatan Gamarra, que fizeram índices no arremesso de peso. Outro destaque das pistas foi Jonatas Bernardo, estreante pela ADD-MS e que quebrou o recorde brasileiro no lançamento de dardo na classe F35, além de faturar dois ouros.
Na natação, a equipe “Os Submersos” da ADD-MS levou dez ouros, seis pratas e dois bronzes. Os experientes Givanildo dos Santos (classe S6), com quatro ouros e um índice nacional, e Antônio Gavilan (classe S5), com sete medalhas, foram os destaques do time.
Outro clube do estado que enviou representantes ao interior de Minas Gerais e trouxe medalhas foi a Associação Senninha de Atletismo (ASA), de Campo Grande. Evellin de Oliveira trouxe ouro no salto em distância (classe T13), e Cristiane Cristina faturou ouros no arremesso de peso (classe F34) e no lançamento de dardo (classe F34). Além delas, Fernando Marvulle levou duas pratas e um bronze no atletismo, e Rogério de Almeida, dois bronzes no atletismo.
Cinco clubes do estado enviaram a Uberlândia uma delegação com cerca de 60 pessoas, entre atletas e membros da comissão técnica. As outras agremiações representadas foram Caira, Acorp, Instituto Alecrim e ASA.
Equipe de atletismo paralímpico da ADD-MS (Foto: Edson Cavalli/ADD-MS)
Fonte: GloboEsporte.com/Campo Grande