Dois lutadores sul-mato-grossenses voltaram com troféus do Campeonato Sul-Americano de caratê toeikan, disputado em Canoas (RS) essa semana. O faixa preta Kalil César faturou o terceiro lugar na categoria 15 a 17 anos, e o faixa marrom-preta Rafael Targon ficou em quarto lugar na categoria adulto avançado. Outros dois atletas participaram do torneio mas ficaram sem premiação: Jessé da Silva Alves e Hudson da Silva Lemes.
Para o mestre Cléber Castanho, treinador dos quatro lutadores, a participação no torneio sul-americano superou as expectativas, já que o nível técnico dos adversários estava altíssimo.
– Nosso desempenho foi muito bom, porque o torneio reuniu os melhores atletas da América Latina. O que faltou para conquistarmos medalhas de ouro foi fôlego mesmo, porque a viagem foi cansativa, 24 horas de estrada, e também a adrenalina do evento. Era a nossa primeira vez no sul-americano. Para mim, o objetivo era fazer boas lutas, e conseguimos superar isso – avalia Cleber.
O torneio sul-americano, organizado pela World Toeikan Karate Organization na América do Sul, reuniu na cidade gaúcha atletas de Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia e Peru, além de quatro estados brasileiros (Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul).
O próximo compromisso dos lutadores de caratê kenshi-kai é o campeonato brasileiro da modalidade, que será disputado em Campo Grande no dia 22 de agosto.
Fonte: globoesporte.com/ms.