A partir de julho, o Sebrae ficará responsável por atualizar o sistema que emite gratuitamente a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) para empresas. Uma parceria foi firmada com a instituição e a Secretaria da Fazenda do Maranhão para que as duas entidades continuem a oferecer os emissores.
A Secretaria da Fazenda de São Paulo (Sefaz), que era a responsável pelo software, identificou uma diminuição na utilização do serviço por conta do surgimento de outros fornecedores no mercado e resolveu descontinuar o sistema.
O técnico do Sebrae/MS, Júlio Cesar da Silva, explica que a iniciativa de continuar a atualizar é importante para os empreendedores que utilizam os emissores porque não gera nenhum custo adicional para a empresa que precisa dos serviços. “Quanto menos despesas o empresário tiver, melhor para ele e para a empresa. O custo para a contratação de um novo sistema iria fazer com que esse valor fosse consequentemente repassado aos clientes e isso iria atrapalhar o desenvolvimento do comércio local. Com esse processo, eles podem manter os valores e continuar movimentando a economia”.