Com três gols de Lucas Barríos, Grêmio goleia e encaminha classificação na Libertadores (foto: Ricardo Rimoli/AGIF)

Lucas Barrios fez aquilo que o Grêmio espera desde sua chegada: definiu uma partida com gols.  Nesta quinta-feira (27), o ex-palmeirense marcou três  e foi peça fundamental na goleada por 4 a 1 diante do Guarani-PAR. O resultado encaminhou a vaga gremista na próxima fase.

O Grêmio chegou aos 10 pontos. Contra 7 do Guarani-PAR, segundo colocado, e 6 do Deportes Iquique-CHI, terceiro. O quarto, Zamora-VEN, está eliminado e ainda não pontuou. Faltando duas rodadas para o fim da primeira fase no grupo 8, com mais um ponto o Tricolor está matematicamente classificado. Sendo que na última rodada encara o já eliminado Zamora, em casa.

Barrios foi fundamental. Fez tudo que se espera de um centroavante. No primeiro gol, recebeu cruzamento de Luan e contou com uma falha defensiva do time paraguaio para marcar. E no segundo gol, uma jogada tramada por Ramiro e Marcelo Oliveira acabou em passe rasteiro para ele dominar e tirar do goleiro Aguilar. No segundo tempo, bateu forte após receber de Lincoln. Foi substituído aos 35 da etapa final e aplaudido de pé pelos presentes.

O Grêmio ainda perdeu um pênalti com Luan, ficou com um jogador a mais graças a expulsão de Camacho, e seguiu amplamente superior até o fim do jogo.

Léo Moura foi o destaque negativo do Tricolor. Falhou no gol do Guarani-PAR e errou outros lances na defesa. Deu uma assistência, em cobrança de escanteio, mas ficou longe de ter a melhor atuação.

FRIO ESVAZIA A ARENA

O Grêmio esperava perto de 30 mil pessoas na Arena. Foram pouco mais de 21 mil. O frio da noite gaúcha, a greve geral que tira o transporte via trem para saída da Arena e o horário (2oh45 MS) foram as razões imediatas para o pequeno público.

FICHA TÉCNICA

GRÊMIO 4 X 1 GUARANI-PAR

GRÊMIO:  Marcelo Grohe; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Jaílson, Ramiro, Bolaños (Arthur), Pedro Rocha e Luan (Lincoln); Barrios (Everton). Técnico: Renato Gaúcho.

GUARANI-PAR: Alfredo Aguilar; Rolón, Nery Bareiro, Cabral e Bartomeus; Palau, Juan Aguilar, Pittoni (Martinez), Marin (Contrera) e Camacho; Garcia (López). Técnico: Daniel Garnero