Uma das grandes diferenças entre os profissionais de sucesso e os outros é que eles sabem atenuar os efeitos negativos de situações estressantes
Cada um lida de maneira diferente com situações de pressão, mas a verdade é que ninguém tem seu melhor desempenho nessas circunstâncias, mesmo as pessoas bem-sucedidas. De acordo com o livro “Agindo sob pressão: A Ciência de Fazer o seu Melhor quando mais Importa”, de Hendrie Weisinger e J.P. Pawlinw-Fry, a grande diferença entre os profissionais de sucesso e os outros é que eles sabem atenuar os efeitos negativos que essas situações trazem.
A conclusão da obra é bem positiva, já que mostra ser possível aprender a contornar esse problema. O site Business Insider separou 10 dicas entre as mais importantes do livro para te ajudar a agir sob pressão.
“Enxergar a pressão como uma ameaça diminui a sua confiança e ativa o medo. Sua memória, atenção e julgamento ficam prejudicados”, dizem os autores do livro.
A solução? Enxergar a pressão como um desafio. Assim, a situação deixa de ser apenas trabalho e passa a ser uma oportunidade para fazer e mostrar o seu melhor.
Weisinger e Pawlinw-Fry dizem que essa dica é a mais fácil de ser aplicada.
Eles explicam que é necessário desenvover uma visão de “túnel”. Ou seja, focar no processo e não no resultado em si. Assim , você evita pensar no que pode não dar certo, e só se concentra em como conseguir dar cada passo.
É bem comum pensar que algumas oportunidades na vida são únicas. Alerta: isso pode ser bastante destrutivo.
Os autores explicam que isso aumenta a pressão que cada um coloca em si, aumentando o sentimento de risco e perda. Portanto, para melhorar o seu desempenho, é importante imaginar que sempre haverá uma segunda chance.
Diferente do que a maioria diz, pensar no “e se” pode ajudar!
“Pode protegê-lo do aumento da pressão ao possibilitar que você se prepare para isso e fique menos assustado com o inesperado. Você mantém a sua compostura e continua a realizar a sua tarefa no melhor de sua habilidade”, explicam Weisinger e Pawlinw-Fry.
Quando o foco está nos fatores “incontroláveis”, a ansiedade e, consequentemente, a desconfiança em si mesmo aumentam. Concentrar-se no seu desempenho, em vez de pensar em outros canditados numa entrevista de emprego, por exemplo, é a maneira certa de evitar esses sentimentos.
Um jeito de aumentar a confiança é lembrar do que você já fez que deu certo.
“Lembrar do seu sucesso no passado inflama a confiança. Você já fez antes, e pode fazer de novo”, escrevem Weisinger e Pawliw-Fry.
Normalmente, as pessoas tendem a evitar situações de pressão, mas, de acordo com os autores, o melhor é se colocar nessas situações para aprender a lidar com elas. Quanto mais você estiver exposto a esses momentos, menos irá ficar desconfortável quando eles chegarem e a pressão terá menos impacto.
Pode parecer uma frase boba, mas, segundo os autores do livro, realmente funciona. Aqueles que mantêm um pensamento positivo antes e durante situações de pressão se dão melhor.
Eles explicam que acreditar que tudo vai dar certo no final evita preocupações — e, portanto, distrações — durante o processo. “Ansiedade e medo saem da equação, permitindo que você aja com confiança”.
Muitos artistas antes de entrar no palco fazem um pequeno ritual para ajudar na concentração e evitar distrações.
Weisinger e Pawliw-Fry explicam que essa rotina deve ser curta e ser feita antes do evento ou apresentação. Nela, você deverá rever pontos importantes; antecipar os problemas com os quais poderá ter que lidar; incluir um componente físico, como uma forma de respiração; vizualizar o seu sucesso e terminar com uma frase de efeito.
Não agir no calor do momento é uma das dicas mais importantes dos autores. Em situações de pressão, os pensamentos vêm muito rápido e muitas vezes o levam a agir sem estar pronto. A informação principal pode acabar sendo deixada de lado.
A única dica deles: acalme-se. Respire fundo e dê um tempo para conseguir pensar em um plano ou analisar a situação sem concluir nada de forma apressada.
Fonte:Época