10 dicas para ter o melhor desempenho sob pressão
Por Redação Publicado 5 de setembro de 2016 às 08:51

Uma das grandes diferenças entre os profissionais de sucesso e os outros é que eles sabem atenuar os efeitos negativos de situações estressantes

Cada um lida de maneira diferente com situações de pressão, mas a verdade é que ninguém tem seu melhor desempenho nessas circunstâncias, mesmo as pessoas bem-sucedidas. De acordo com o livro “Agindo sob pressão: A Ciência de Fazer o seu Melhor quando mais Importa”, de Hendrie Weisinger e J.P. Pawlinw-Fry, a grande diferença entre os profissionais de sucesso e os outros é que eles sabem atenuar os efeitos negativos que essas situações trazem.

A conclusão da obra é bem positiva, já que mostra ser possível aprender a contornar esse problema. O site Business Insider separou 10 dicas entre as mais importantes do livro para te ajudar a agir sob pressão.

1. Imagine que é um desafio divertido

“Enxergar a pressão como uma ameaça diminui a sua confiança e ativa o medo. Sua memória, atenção e julgamento ficam prejudicados”, dizem os autores do livro.

A solução? Enxergar a pressão como um desafio. Assim, a situação deixa de ser apenas trabalho e passa a ser uma oportunidade para fazer e mostrar o seu melhor.

2. Não pense no resultado

Weisinger e Pawlinw-Fry dizem que essa dica é a mais fácil de ser aplicada.

Eles explicam que é necessário desenvover uma visão de “túnel”. Ou seja, focar no processo e não no resultado em si. Assim , você evita pensar no que pode não dar certo, e só  se concentra em como conseguir dar cada passo.

3. Lembre-se de que segundas chances acontecem

É bem comum pensar que algumas oportunidades na vida são únicas. Alerta: isso pode ser bastante destrutivo.

Os autores explicam que isso aumenta a pressão que cada um coloca em si, aumentando o sentimento de risco e perda. Portanto, para melhorar o seu desempenho, é importante imaginar que sempre haverá uma segunda chance.

4. Pense no pior

Diferente do que a maioria diz, pensar no “e se” pode ajudar!

“Pode protegê-lo do aumento da pressão ao possibilitar que você se prepare para isso e  fique menos assustado com o inesperado. Você mantém a sua compostura e continua a realizar a sua tarefa no melhor de sua habilidade”, explicam Weisinger e Pawlinw-Fry.

5. Tome controle

Quando o foco está nos fatores “incontroláveis”, a ansiedade e, consequentemente, a desconfiança em si mesmo aumentam. Concentrar-se no seu desempenho, em vez de pensar em outros canditados numa entrevista de emprego, por exemplo, é a maneira certa de evitar esses sentimentos.

6. Pense nos sucessos do passado

Um  jeito de aumentar a confiança é lembrar do que você já fez que deu certo.

“Lembrar do seu sucesso no passado inflama a confiança. Você já fez antes, e pode fazer de novo”, escrevem Weisinger e Pawliw-Fry.

7. Pratique

Normalmente, as pessoas tendem a evitar situações de pressão, mas, de acordo com os autores, o melhor é se colocar nessas situações para aprender a lidar com elas. Quanto mais você estiver exposto a esses momentos, menos irá ficar desconfortável quando eles chegarem e a pressão terá menos impacto.

8. Seja positivo

Pode parecer uma frase boba, mas, segundo os autores do livro, realmente funciona. Aqueles que mantêm um pensamento positivo antes e durante situações de pressão se dão melhor.

Eles explicam que acreditar que tudo vai dar certo no final evita preocupações — e, portanto, distrações — durante o processo. “Ansiedade e medo saem da equação, permitindo que você aja com confiança”.

9. Crie uma performance de rotina

Muitos artistas antes de entrar no palco fazem um pequeno ritual para ajudar na concentração e evitar distrações.

Weisinger e Pawliw-Fry explicam que essa rotina deve ser curta e ser feita antes do evento ou apresentação. Nela, você deverá rever pontos importantes; antecipar os problemas com os quais poderá ter que lidar; incluir um componente físico, como uma forma de respiração; vizualizar o seu sucesso e terminar com uma frase de efeito.

10. Fique calmo

Não agir no calor do momento é uma das dicas mais importantes dos autores. Em situações de pressão, os pensamentos vêm muito rápido e muitas vezes o levam a agir sem estar pronto. A informação principal pode acabar sendo deixada de lado.

A única dica deles: acalme-se. Respire fundo e dê um tempo para conseguir pensar em um plano ou analisar a situação sem concluir nada de forma apressada.

Fonte:Época